TRÊS TRILHÕES DE LITROS DE ÁGUA A MENOS…QUE TAL?

A seca prolongada dos últimos sessenta dias já fez um bom estrago na lagoa da Represa Capivara. Destinada a suprir as necessidades de Itaipu no Rio Paraná, toda a água possível é escoada para lá, pois a geração de energia daquela mega usina é questão de segurança nacional.

Com isso temos cinco metros a menos no nível da represa, este índice foi registrado, domingo agora, 24 de setembro. Mas ela, represa, continuou bonita, assim mesmo, com a água muito clara e as pessoas aproveitando o fim de semana ensolarado para pescar, nadar e passear com seus barcos e lanchas.

Locais como Ilha do Sol, Condomínio Águas de Maio e Paranatur ficaram lotados com famílias inteiras aproveitando tudo que podiam.

Wordpress Gallery Plugin Free

Porém não faltaram as conversas que sempre aparecem quando a represa tem seu nível alterado durante um bom tempo. Alguns diziam que o nível da água não iria mais subir e que a CTG Brasil, nova operadora da Capivara, não irá mais segurar as águas que chegam pelos rios Paranapanema, Tibagi e seus afluentes.

Mas como dizem os pescadores: “conversa mole”. Porque somente quem não sabe como funciona o sistema de águas destas usinas diria algo assim. Pois só o Rio Paranapanema tem cinco delas instaladas, garantindo a nossa energia elétrica de cada dia.

Agora começam as chuvas de verão e como sempre vão inundar tudo novamente. Os rios vão “bufar” e todos os reservatórios ficarão mais uns oito a dez meses bem cheios. Estas chuvas que estão chegando são as mesmas que garantem “mares” de soja e de milho que vemos em todo o entorno da Represa Capivara, na maior parte do ano.

Portanto, pescadores e amantes das águas fiquem tranquilos que tudo voltará ao normal. Logo a natureza cuidará de colocar tudo em ordem, como sempre. A escassez faz parte da vida, está em todas as coisas e isso acontece com a água que cai do céu também. Tenhamos paciência, pois esta quantidade que foi embora ao longo de meses pode voltar em apenas alguns bons dias de chuva.

Carlos Bauer

Compartilhe com seus amigos e familiares

Facebook
Telegram
WhatsApp