6 dicas importantes para pescar no frio

Falta um pouco mais de um mês para o inverno começar, mas as temperaturas já baixaram bastante. E com o tempo mais frio, surge aquela dúvida em quem gosta de pescar: será que vale a pena sair para a pescaria durante o frio? Ou é mais recomendado ficar em casa e esperar as temperaturas aumentarem novamente? Bem, a verdade é que é possível pescar durante o frio, porém alguns cuidados devem ser tomados. Por isso, reunimos aqui algumas dicas importantes para você que não abre mão de uma boa pescaria mesmo em temperaturas mais baixas:

1. Use roupas adequadas:

Parece uma dica óbvia, mas é verdade: se você vai pescar durante o frio é muito importante se preparar, até, para evitar que a pescaria termine antes do esperado porque você não está se sentindo confortável. Nesses casos vale usar uma segunda pele, jaquetas corta vento, além de luvas e gorro. E não se esqueça: mesmo durante o frio a exposição aos raios solares ainda é perigosa, por isso não descuide do protetor solar e do protetor labial. Esses produtos também te protegem contra a ação cortante do frio.

2. Se atente ao comportamento dos peixes:

Para que a pescaria dê resultado, vale a pena prestar atenção tanto no clima quanto no comportamento dos peixes. Por exemplo, se for um dia de frio, mas estiver sol e sem vento, é capaz que você encontre peixes na superfície da água. Agora, se o dia estiver mais nublado e com vento forte, fica mais fácil encontrar peixes nas profundezas. Para pescar peixes mais no fundo, vale usar iscas específicas para esse tipo de pesca como jumping jig, soft com jig head e metal vibration.

3. Um equipamento mais leve pode te ajudar:

Durante o frio, os peixes não desprendem tanta energia e não estão tão ativos. Por isso, pode acontecer de você fisgar um peixe e acabar não percebendo, se o seu material for mais pesado. Iscas mais leves e linhas mais finas podem te ajudar durante a pesca em temperaturas mais baixas, já que desse modo fica mais fácil sentir qualquer movimento do animal, mesmo os mais sutis.

4. Pedras e pontes são bons locais:

Quando está frio, é comum que os peixes se concentrem perto de locais que podem oferecer um pouco mais de calor como ao lado de pedras ou embaixo de pontes. Por isso, procurar pescar perto desses lugares é uma boa pedida quando as temperaturas caem. As chances de você encontrar peixes aglomerados perto de uma pedra, por exemplo, aumentam bastante durante o frio.

5. Procure pelos peixes certos:

Algumas espécies de peixe estão mais acostumados com a temperatura mais baixa, como é o caso dos tucunarés, por exemplo. Procurar lugares que tenham espécies que estão mais adaptados às águas mais frias é uma boa alternativa. A Represa Capivara, na região de Primeiro de Maio, por exemplo, é um ótimo destino.

6. Ter paciência é essencial:

Vale lembrar que apesar da pescaria ainda ser promissora durante o frio, você precisará de uma dose extra de paciência. Os peixes estarão mais lentos e a pesca em baixas temperaturas exige técnicas diferentes da pesca durante o verão, por exemplo. Por isso, se você está acostumado a pescar quando está mais quente, talvez você tenha que repensar iscas, técnicas, entre outros. Mesmo assim, a pescaria durante o frio pode ser uma atividade muito prazerosa.

Se você está procurando um ótimo lugar para pescar, não deixe de visitar a Represa Capivara. Localizada na região de Primeiro de Maio, às margens do rio Paranapanema, o local é um ótimo destino tanto para quem quer ter dias agradáveis de pescaria, quanto para quem quer investir. Entre em contato conosco, e saiba mais.

0Não possui comentário

Deixe um comentário

dezenove − 1 =

Represa Capivara

Pensando na importância que esse lago representa para esta região, resolvemos criar um Blog cujo objetivo será manter informados todos os interessados na Represa Capivara, desde as populações que habitam as margens da represa até os que a frequentam no fim de semana, para pesca, turismo ou simples contemplação.